Daniel Proença de Carvalho

Daniel Proença de Carvalho, advogado, ex-ministro da Comunicação Social e músico, é, desde 25 de março de 2014, presidente do grupo empresarial Global Media. Em 1975 ingressou no mundo mediático como diretor do Jornal Novo

Músico, guitarrista, magistrado do ministério público, inspetor da polícia judiciária, diretor do jornal novo, ministro da comunicação social, presidente da RTP e gestor. Homem de 1000 carreiras. Todas bem-sucedidas. Assessoriamente dá nome a uma das maiores sociedades de advogados do país.

Daniel Proença de Carvalho nasce na soalheira, estuda em coimbra e vive hoje em Lisboa. Pelo meio da complicada licenciatura em direito conseguiu integrar o Orfeon Académico, fundar um clube de Jazz e constituir o Trio Los Dos com José Niza e José Cid.

É no campo do direito que inicia o seu percurso profissional. Como magistrado do ministério público, inspetor da polícia judiciária e finalmente na advocacia trabalhando com António Champalimaud. O 25 de abril primeiro e o golpe de 25 de novembro depois alteram-lhe os planos. É nomeado diretor do jornal novo e começa aqui a sua longa relação com os media. Dois anos mais tarde, Carlos Mota Pinto chama-o para o IV governo constitucional onde lhe atribui a complexa e polémica pasta da comunicação social. Segue-se a sua nomeação para a delicada presidência da RTP. É durante este período que os portugueses começam a ver televisão a cores.

Na década de oitenta Proença de Carvalho consolida o seu papel enquanto advogado de referência, sempre abraçando alguns dos dossiers mais complexos e mediáticos. Distingue-se cada vez mais neste campo. Os seus casos tornam-se causas. Tradição que ainda hoje mantem.

O seu percurso nos media parece ficar para trás.

Em 1990 surpreende quase todos quando surge para liderar o consórcio rede independente que se candidata a uma licença de televisão privada. O concurso tem três concorrentes para duas licenças. A SIC, de Francisco Pinto Balsemão, seria o primeiro canal de televisão privado e a TVI da Igreja Católica, o segundo. O projeto de Proença de Carvalho, que o antigo diretor de pogramas da SIC, Emídio rangel, considerou ser o melhor de todos, acaba por ser excluído.

Depois de mais um longo período dedicado quase exclusivamente à advocacia, alguns foram novamente surpreendidos com a nomeação de Daniel Proença de Carvalho para Presidente do Conselho de Administração da Global Media, grupo que engloba os históricos DN, JN e a primeira rádio de notícias portuguesa, a TSF. Alguns podem ter ficado surpreendidos. Outros sabem que simplesmente voltou a casa.